segunda-feira, 23 de novembro de 2015

20 de Novembro - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Declarado feriado sob as leis desde 2011, muitas entidades organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade, mas a finalidade da ocasião é dedicada à REFLEXÃO sobre a inserção do Negro na Sociedade Brasileira. 
Nossa cidade fez uma linda passeata que fechou na concha acústica, centro de Santo André, com várias apresentações musicais, capoeira, escolas de samba, no qual fiz um show de MPB onde interpretei: Djavan, Sandra de Sá, Tim Maia, Gilberto Gil, e outros compositores, sobre a instrumentalidade de grandes nomes da música: Max Pianura-teclado, Anderson Miguel-guitarra, Amanda Miguel-backing, Humberto Camilo-violão, Daniel Liberato-percussao.
Platéia colorida: brancos, negros, amarelos, enfim, diversas raças celebrando as conquistas e igualdades raciais.
 PARABÉNS povos reunidos e unidos num objetivo de amor, amizade e igualdade...!

3 comentários:

  1. Profa Alcidéa Miguel "Com você!"... deixe aqui seu comentário.. será sempre benvindo!

    ResponderExcluir
  2. minha amiga Alcidéia... uma mente brilhante...sempre se colocando nas questóes sociais de forma atuante,descruzando os braços e fazendo a diferença em Santo Andre...

    ResponderExcluir
  3. Profa Alcidéa Miguel "Com você!"... deixe aqui seu comentário.. será sempre benvindo!

    ResponderExcluir